quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pra que tanto racismo?

O Racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.
Segundo o Art. 5 da Constituição da República Federativa do Brasil (texto promulgado em 05 de outubro de 1988)" A prática de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito á pena de reclusão, nos termos da lei". Mas porque em pleno século XXI, ainda podemos observar casos de racismo? O que diz a filosofia e a sociologia a respeito dessas atitudes racistas? 
Nos últimos meses pode-se ser observado atitudes racistas á pessoas influentes na mídia, como os jogadores de futebol, um caso mais recente que podemos citar foi do jogador Daniel Alves que ao cobrar uma falta, um torcedor jogou uma banana perto dele. Não só este jogador mas outros jogadores vem sofrendo com estes atos.



Infligir as leis se tornou algo comum na sociedade, e talvez para "facilitar a vida" ou para se "divertir" da situação as pessoas acabam desobedecendo estas leis e acabam sofrendo com os seus atos. O torcedor que atirou uma banana no jogador Daniel Alves por exemplo está em liberdade mas pode pegar 3 anos de prisão (segundo o site da Globo) por seu ato racista.
O racismo  sempre esteve presente em diversos momentos da história como por exemplo a escravidão, o apartheid, o nazismo, o imperialismo, o colonialismo e dentre outros. Vale lembrar que, na maioria das vezes, o racismo associa-se tão somente ao preconceito contra os negros, todavia, as atitudes racistas são contra qualquer  características físicas, raça ou etnia, sejam negros, asiáticos, brancos, índios, etc.


Crédito: A Tribuna News


E para finalizar, deixo como  reflexão: porque as pessoas insistem em infligir as leis, e cometem atos racistas? e a música Racismo é Burrice, de Gabriel O Pensador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário