O artigo de número 5 da constituição federal prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade. Sendo assim, entendemos que todos temos os mesmos direitos sem qualquer que seja as diferenças.
Porém se existe tais direitos, por que ainda existem tantas lutas por igualdade social?
Todos os dias vemos na televisão passeatas pela família, feminismo, igualdade de gênero, igualdade entre raças entre outras coisas. Logo entendemos que o quinto artigo de nada vale? Esse post não tratá resposta a essa questão, não ainda.
O Brasil é um país que gosta de exibir sua forma democrática de tomar decisões, e como tratamos todos igualmente. Não é atoa, no mundo o Brasil é conhecido como o país que mais facilita a vida de estrangeiros que vem para o país em busca de uma boa oportunidade de vida. E isso não é teoria, é bastante comum encontrar ou ter amigos estrangeiros, tanto como também blogs de estrangeiros que comentam em forma de diário como é a sua estadia aqui no Brasil.
Mas se pensar que é tudo tão fácil, como é que nós brasileiros estamos com tantos problemas de desigualdade social e os estrangeiros não? A resposta é que eles também sofrem com isso.
Para começar, temos problemas com a entrada de ilegais vindo de países da América central aqui no país. Não chega a ser alarmante como a entrada nos EUA, porém é tido como um problema.
Um exemplo disso foi quando o Brasil fechou as fronteiras para impedir a entrada de imigrantes refugiados do Haiti em 2011:
Outro exemplo é a questão do choque político/cultural. Estrangeiros de países comunistas tendem a ''bater-de-frente'' com a posição política do Brasil. Isso além de causar grande transtorno, acaba criando um comportamento xenofóbico com os estrangeiros residentes. Um exemplo disso é um vídeo no qual um Cubano diz estar fazendo uma revolução ''socialista'' no Brasil. Como grande parte dos brasileiros, um historiador brasileiro foi questiona-lo e apesar de dizer a verdade (sim, o que ele fala sobre Chê Guevara é real), ele acaba dizendo frases de cunho xenofóbico por conta do calor do momento, confiram:
Assim vemos que o direito a igualdade e liberdade, assim citadas na constituição brasileiras, na verdade são uma constante busca. Esses direitos não estão ai de graça.
Um outro movimento em que vale a pena ser citado é o LGBT, esse movimento foi o segundo mais citado no ano de 2013, ficando para trás apenas do movimento contra o aumento da passagem (que mais tarde se tornou um movimento contra a tudo que existe de errado no Brasil, conhecido como "O gigante acordou"). Em uma eterna guerra política contra a bancada evangélica/conservadora, o movimento não somente falava em igualdade mas também no direito do casamento entre homossexuais e até uma pequena reforma na educação brasileira, adicionando o ''kit gay'' na aplicação da educação infantil.
Isso tá longe de ser os únicos problemas enfrentados pelos homossexuais, existe também a incrível e absurda violência contra os mesmos, que em muitos casos não são nem ao menos noticiados pela mídia. E em outros casos no qual existe uma vitória.
Logo vemos que os direitos humanos estão em completa desorganização no Brasil, onde até o ano passado, o presidente da Comissão dos Direitos Humanos estava envolvido em graves acusações de racismo e homofobia, no qual o fez em redes sociais, confira as imagens:
Fica complicado falar de direitos humanos quando a Comissão tinha como presidente alguém no qual faz comentários tão impensados, que ao mesmo tempo batem de frente com a liberdade de expressão, citada no artigo 5 da Constituição Federal.
Então, como citado anteriormente, a luta pelos direitos humanos parece não ter fim. Não sabemos se um dia vamos todos sermos tratados como iguais, com dignidade e respeito que merecemos. Talvez seja só um sonho, talvez não (ao lembrarmos que a 150 anos atrás ainda existia a escravidão dos negros, vemos uma grande mudança). O que sabemos é que para existir conquistas, precisamos estar sempre em frente, lutando e indo adiante que ao olharmos para trás, veremos que conquistamos mais do que imaginávamos.
Então é isso, deixo aqui uma música que para mim diz que somos muito mais do que nos rotulam a ser, grato: